O planejamento de situações de leitura para alunos que estão se
alfabetizando deve considerar as seguintes questões:
1. É possível ler, quando ainda não se sabe ler convencionalmente;
2. Ler (diferentes textos ) é um bom problema a ser resolvido;
3. Quando o aluno ainda não sabe decodificar completamente o texto
impresso e precisa descobrir o que está escrito, sua tendência é buscar
adivinhar o que não consegue decifrar, recorrendo ao contexto no qual
os escritos estão inseridos, bem como às letras iniciais, finais ou
intermediárias das palavras;
4. Os alunos devem ser tratados como leitores plenos: é preciso evitar
colocá-los em posição de decifradores, ou de “sonorizadores” de textos;
5. Deve-se dar oportunidade às crianças de interagir com uma grande
variedade de textos impressos, de escritos sociais;
6. É importante não trabalhar com as palavras isoladamente, mas
como meio para que o aluno, com sua atenção focalizada em uma
unidade pequena do texto, possa refletir sobre as características da
escrita.
Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_alf.pdf >
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