terça-feira, 2 de agosto de 2011

No Ensino Fundamental de nove anos o primeiro ano se destina à alfabetização?

Esse primeiro ano constitui uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento. 

Mas, não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de seis anos de idade à exclusividade da alfabetização. 

Por isso, é importante que o trabalho pedagógico implementado assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento; ressalte-se que o trabalho que resulte na alfabetização não deve ocorrer apenas no segundo ano do Ensino Fundamental, uma vez que o acesso ao trabalho com a linguagem escrita é um direito da criança a partir do momento que tem acesso ao ambiente chamado escola. 

No entanto, o que deve ser objeto de estudo permanente por parte dos sistemas e de todos os profissionais envolvidos com esse tema é como possibilitar que a criança seja de fato alfabetizada sem que lhe seja negado o acesso aos conhecimentos das demais áreas e sem a obrigação de ser alfabetizada em 200 dias letivos; o trabalho que assegure uma efetiva alfabetização não se restringe somente a um ano de trabalho pedagógico, pela complexidade da matéria, é um trabalho a ser desenvolvido com seriedade e continuidade pelo menos nos três primeiros anos do Ensino Fundamental; se, no Ensino Fundamental de nove anos, foi ampliado o tempo dos anos iniciais de 4 anos para 5 anos, a proposta não é o aumento dos conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem, dando à criança um período mais longo para solidificar suas aprendizagens, inclusive da alfabetização.

Disponível em < http://apeoespsub.org.br/especiais/ensino_fundamental_noveanos.pdf >

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