quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

O educador Paulo Freire não acreditava no uso convencional da cartilha como instrumento principal da transmissão do alfabeto, pois ela promovia um aprendizado mecânico, por meio da repetição de palavras desagregadas ou de frases elaboradas de forma artificial, como, por exemplo, a clássica “Eva viu a uva”. Assim sendo, ele propôs outro método, o qual se solidificou, ao longo do tempo, como a metodologia de alfabetização de adultos por excelência. Este célebre pedagogo criticava incessantemente o legado de um conhecimento já edificado. Para ele, a educação consiste em uma ação que leva em conta o pensamento, o poder de reflexão e de ação do indivíduo. Ele combatia a mera imitação de conceitos ditados por um sistema conservador, que deseja perpetuar suas convenções sócio-culturais. A aprendizagem de leitura e escrita tem que contemplar o processo reflexivo, os raciocínios indutivos, a opinião crítica e o engajamento político.

 ARTIGO NA ÍNTEGRA NO ENDEREÇO http://www.infoescola.com/educacao/alfabetizacao-de-adultos/ PAULO FREIRE ESTAVA A FRENTE DO SEU TEMPO... desejava uma educação para o pensar, uma educação reflexiva, que transformasse o indivíduo e consequentemente sua vida. Mais do que mera repetição, acreditava no trabalho contextualizado. O adulto nos traz uma gama de experiências e conhecimentos que não podemos ignorar. Devemos aproveitar como ponto de partida para ampliar o que já possuem. Não há tempo para aprender quando o céu é o limite! Outro dia assisti uma reportagem que falava sobre um senhor de 99 anos que estava em constante aperfeiçoamento, leitura e aprendizado. É isso que precisamos, aprender sempre... quando deixarmos de aprender, deixaremos de sonhar... deixando de sonhar, a esperança se perde... São os sonhos que alimentam nossa existência! A esperança que nos faz querer sempre ir mais longe! Sonhe! Aprenda! Viva!

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